sexta-feira, 20 de abril de 2012

Beyoncé perde mais um ídolo, pois morre aos 82 anos Dick Clark.

 Foi apresentador e produtor de espectáculos e era um dos rostos mais conhecidos da televisão nos Estados Unidos. A morte de Dick Clark, num hospital de Santa Mónica, na Califórnia, foi confirmada pelo seu porta-voz, Paul Shefrin.

Beyoncé disse em seu site oficial:" Obrigado Dick Clark para todas as vezes que tocaram minha vida. Você introduziu uma geração de rock & roll no American Bandstand e celebração o seu Réveillon reuniu as pessoas através da televisão. Você criou tantas oportunidades para tantos artistas. Você será, infelizmente, desperdiçado. -B"



O seu aspecto jovial rendeu-lhe a alcunha de “adolescente mais velho da América”, muito também pelo seu papel na divulgação da música moderna – o rock, a pop – a uma geração de americanos entre as décadas de 1950, 60, 70 e 80.
Da sua carreira fizeram parte dezenas de espectáculos e momentos televisivos históricos dos EUA. Clark começou por ganhar fama entre a geração dos baby boomers e tinha um rara percepção sobre aquilo que os americanos queriam ver ou ouvir, sublinha o Washington Post. Ajudou o rock a tornar-se popular na América e nas últimas décadas era a seu cargo que estava o espectáculo de Ano Novo transmitido pela ABC partir de Times Square, em Nova Iorque. Quando as doze badaladas tocaram a 31 de Dezembro do ano passado, Clark completou 40 emissões da gala de ano novo com a sua contagem decrescente.

Produziu espectáculos musicais como os American Music Awards ou os Globos de Ouro. A sua carreira começou em 1952 e até 1987 foi o anfitrião de inúmeras versões do popular programa de rádio American Brandstand, que em 1957 passou para a televisão e se tornou um marco da cultura popular. American Brandstand tornou-se uma sensação sobretudo entre os adolescentes e um barómetro dos seus gostos. Por lá passaram nomes como Michael Jackson ou Madonna. “Dick Clark foi importante na transformação da indústria discográfica [norte-americana] numa indústria internacional”, como se lia na sua apresentação ao Rock and Roll Hall of Fame, que homenageia músicos e outros profissionais pelo seu papel no sector.

Da produtora de Dick Clark saíram filmes, concursos televisivos ou programas musicais e até o popular TV Bloopers dedicado às gaffes televisivas – que foi transmitido em Portugal. A determinada altura, as suas produções chegaram a ser transmitidos em simultâneo pelas cadeias generalistas de televisão norte-americanas ABC, CBS e NBC, o que levou Clark a integrar a lista dos 400 mais ricos da Forbes.