sábado, 28 de janeiro de 2012

POWER:Beyoncé vira tema de curso em universidade nos Estados Unidos



Letra de Run The World (Girls) será analisada no curso





Beyoncé se tornou objeto de estudo de um curso do Departamento de Estudos sobre Mulheres e Gêneros na Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

O curso, intitulado “Perspectivas Femininas: Politizando Beyoncé”, estuda a importância social e cultural da imagem e da música da estrela. As aulas são oferecidas pelo doutorando Kevin Allred. “Esse curso não é sobre o engajamento político da Beyoncé ou sobre quantas
 vezes ela se apresentou em eventos com o presidente Obama. Ela certamente ultrapassa esses limites”, explica Allred.

“Enquanto outros artistas estão simplesmente lançando músicas, ela está criando uma grande narrativa sobre sua vida, sua carreira e sobre sua personalidade”, definiu o palestrante. “É importante mudar a mentalidade dos estudantes, de simples consumidores de mídia para pessoas que pensem mais criticamente sobre o que estão engajando”, concluiu Allred.


 
As aulas irão abordar temas como a música “Run The World (Girls)“, o alter ego Sasha Fierce, além do controle que a estrela tem sobre sua imagem, como sua demonstração de controle sexual e poder feminino.

O curso também discutirá sobre outras artistas, como Lady Gaga, Nicki Minaj e Janelle Monáe, com o objetivo de analisar como elas usam sua música como “armas” na luta pelo direito das mulheres.